Revista
InovaGov
Porque a verdadeira inovação é aberta
Inovação na agenda de transição
Uma questão crônica no Brasil é a descontinuidade de políticas públicas. Por diversas vezes, governantes, ao assumirem seus mandatos, abandonam projetos (alguns promissores, outros nem tanto) iniciados na gestão de seus antecessores. Nesse sentido, se queremos garantir a continuidade de políticas ou pautas nos governos futuros, é essencial fortalecermos o debate e fomentarmos que nossos candidatos se posicionem quanto ao que pretendem, se eleitos.
Cumprindo muito bem esse propósito, o GovTech Brasil reuniu diversos atores públicos e privados, nacionais e estrangeiros, incluindo um número significativo de presidenciáveis, com o objetivo de contribuir para uma agenda de inovação e tecnologia para governos no país. Durante o evento, o BrazilLAB abriu oficialmente a 3ª edição do seu processo de aceleração de startups. As inscrições permanecem abertas até o dia 06/10.
Para quem perdeu a transmissão ao vivo, a boa notícia é que ainda é possível conferir tudo de bom que rolou por lá nos vídeos disponíveis no Youtube (confira abaixo).
Mais gente conectada!
61% das residências brasileiras, o que totaliza 42,1 milhões de lares, já têm acesso à internet. É o que aponta a Pesquisa TIC Domicílios 2017, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – Cetic.br.
A maior parcela da população que acessa a internet pertence às classes A e B, nas quais o percentual de residências conectadas gira em torno de 93 a 99%. Já nas classes D e E a parcela de lares alcançados é de apenas 30%. Esses dados confirmam a grande disparidade em função de razões socioeconômicas na distribuição do acesso apurada em pesquisas anteriores. Tal disparidade também se revela quando se comparam zonas urbanas a zonas rurais. Nestas o percentual de acesso das casas é de 34%.
A pesquisa também se dedicou a apurar quais serviços de governo eletrônico são mais utilizados pela população. Quer saber mais sobre a pesquisa? Você pode acessar a íntegra do documento, bem como acompanhar as séries históricas aqui.
Bienal Brasil do Livro e da Leitura
09 de agosto de 2018
De 18 a 26 de agosto, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães será palco da Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Além de shows musicais, lançamentos de livros e programação infantojuvenil, a programação está permeada de seminários que se propõem a discutir os desafios atuais da educação e do serviço social. Dentre os objetivos do seminário de educação destaca-se a contribuição “para a formação de educadores, apresentando perspectivas inovadoras para a promoção da aprendizagem significativa”. Já na seara do serviço social temas relevantes como ” Proteção social e o avanço do neoconservadorismo no Brasil” e ” Capitalismo, proteção social e feminismo: desafios para o serviço social” estarão em pauta. Os participantes poderão ainda se inscrever nas oficinas (clique aqui) oferecidas no curso de evento, que contemplam, dentre outros temas, storytelling e desenho para HQ’s.
09 de agosto de 2018
Documentário debate ética e inovação na medicina
O documentário Operação Enganosa, que estreou na Netflix em 27 de julho, promete revelar “como, na corrida pela inovação, a indústria de artefatos médicos pode trazer trágicas consequências aos pacientes”. Com o relato de muitas pessoas que sofreram em decorrência de inovações em dispositivos médicos e de várias outras ligadas à indústria dos medical devices, o filme propõe um mergulho profundo em reflexões éticas de suma importância.
Brechas legislativas que permitem a inserção de tecnologias não suficientemente testadas e potencialmente danosas no mercado, seus impactos na vida e na saúde dos usuários, o confronto entre poder e ganância X vida e coletividade, todos esses pontos são abordados no documentário. Sem dúvida, uma boa reflexão sobre o papel da inovação e de seus produtos nas nossas vidas, e sobre seus impactos (nem sempre positivos) na sociedade. Para conferir clique aqui.
REVISTA REDES E O DOSSIÊ SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E TERRITÓRIOS
A fim de enriquecer a produção científica nacional, a Revista Redes reúne artigos sobre Políticas Públicas e Territorialidade.
Em forma de dossiê, são destacados os seguintes temas:
- Territórios Rurais
- Governança em redes de cooperação para a promoção do biodiesel
- Políticas locais de inovação
- Redes de financiamento eleitoral
- Consórcios intermunicipais para o desenvolvimento da educação
- Endividamento público estadual
- Gestão participativa entre agricultores familiares.
Os autores colaboradores são pesquisadores renomados da área e de áreas afins como: Administração Pública, Gestão Social e Gestão de Políticas Públicas. Essa multidisciplinariedade promove uma descrição abrangente do panorama e das principais questões da agenda de pesquisa sobre o tema.
É notável ainda no dossiê as diferentes perspectivas e as diversas estratégias metodológicas.
O acesso é gratuito e pode ser feito clicando na imagem.
Conhecimento científico nas suas mãos.
Como parte das ferramentas disponibilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Portal de Periódicos também possui um aplicativo! Denominado por .periódicos., ele pode ser encontrado nas lojas de aplicativos categorizado como: Referência e Educação.
É uma iniciativa da CAPES com a parceria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e promove acesso remoto através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
O aplicativo possui versão para Android e IOS, com ele você pode ter acesso em qualquer lugar a mesma plataforma disponível para desktop. As pesquisas também podem ser feitas por assunto, base, autor e livro.
Através dele é possivel realizar buscas em mais de 38 mil periódicos, 11 bases de patentes, 134 bases referenciais, mais de 280 mil e-books, enciclopédias, dicionários, teses, dissertações, bases de dados estatísticos normas técnicas, redes de e-prints, entre outros conteúdos.
Baixe o aplicativo e tenha acesso ao universo do conhecimento científico na palma da sua mão.
E-Books sobre Desigualdade Regional e as Políticas Públicas
Estão disponíveis para acesso gratuito e completo, 11 e-books da série de livros: Desigualdade Regional e as Políticas Públicas.
Organizados por Artur Zimerman, as obras contam com cerca de 100 coautores, mais de 1000 páginas e tiveram colaboração de várias instituições de ensino e pesquisa, entre públicas e particulares.
Os e-books estão disponíveis na plataforma online do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do ABC e tratam dos seguintes temas:
2. Pesquisa na Universidade e o Setor Produtivo
3. Fronteiras e Segurança na América do Sul
4. Ações Afirmativas e a Educação para Pessoas com Deficiência
5. Copa do Mundo de 2014 – Impactos e Legado
6. Novos Rumos da Questão Agrária no Brasil
8. Políticas de Segurança Pública
10. Uso e abuso de álcool e outras drogas à luz da saúde pública
11. Impacto dos fluxos imigratórios recentes no Brasil
Os e-books podem ser utilizados como material de apoio em disciplinas que se relacionem com o tema. Cada tema é analisado a partir das cinco regiões do país.
Para acesso aos livros basta clicar no título.
Fonte: SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFABC. Série Desigualdade Regional e as Políticas Públicas. Universidade Federal do ABC. Disponível em: < http://portal.biblioteca.ufabc.edu.br/publicacoes> Acesso em: 12 de junho de 2017.